Vladimir Herzog é celebrado em São Paulo

Para celebrar os 75 anos de nascimento de Vladimir Herzog, o instituto que leva seu nome promove, a partir desta quinta-feira (31), vários eventos culturais gratuitos em São Paulo. “Procuramos reunir atividades gratuitas e culturais que possam contribuir para a discussão sobre a importância da memória para um povo”, afirma Ivo Herzog, filho do jornalista e diretor executivo do instituto.

 

Torturado e assassinado pela ditadura militar em 1975, o jornalista e militante do PCB será lembrado com uma exposição de cartazes sobre a Anistia, com 60 expressões artísticas sobre o tema. A mostra fica em cartaz na Cinemateca Brasileira até 8 de julho.

Hoje, no lançamento dos eventos, haverá a exibição do único documentário dirigido por Herzog, o curta “Marimbás” (1963), além do longa Tire diré (1960), assinado por Fernando Birri, argentino professor e parceiro de Herzog.

O cinema, aliás, é destaque na comemoração: a mostra “Memória e Transformação” trará 49 documentários com obras realizadas nos últimos 60 anos sobre a luta de resistência às ditaduras. O diretor chileno Patricio Guzmán ministrará aula magna e comandará um debate após a apresentação de seu documentário Nostalgia da Luz (2010), em 8 de julho.

Confira a programação completa no site do Instituto Vladimir Herzog.