FUNDAÇÃO DINARCO REIS:

Criada no ano 2000 para auxiliar o Partido Comunista Brasileiro (PCB) na realização de pesquisas científicas, estudos econômicos, políticos, sindicais e sociais, manter publicações e órgãos de comunicação e promover cursos, seminários e outros eventos correlatos, com a finalidade de difundir a doutrina e os postulados adotados pelo PCB, a Fundação Dinarco Reis está localizada no Rio de Janeiro e é presidida por Dinarco Reis Filho, também membro do Comitê Central do PCB.

Desde sua criação a Fundação Dinarco Reis colabora com o resgate da memória do movimento comunista brasileiro através de pesquisas que já renderam frutos na publicação de livros como “O Olhar Comunista”, do secretário-geral do PCB, Ivan Pinheiro; “Os desconhecidos da história da imprensa comunista”, de Raimundo Alves de Souza, e “PCB 80 Anos”, de autoria coletiva, e”O garoto que sonhou mudar a humanidade”, de Irun Sant’Anna.

Em 2011, retomando o pensamento do dirigente comunista que lhe empresta o nome, a FDR lança ainda os dois volumes da obra “A luta de classes no Brasil e o PCB”, e prepara a publicação da biografia do “Tenente Vermelho”. Nesses 10 anos, também editou as resoluções dos XII, XIII e XIV Congressos Nacionais do PCB. É ainda a editora do jornal Imprensa Popular, órgão central do Partido Comunista Brasileiro.

Outro projeto desenvolvido é a Agenda do PCB, em sua terceira edição, que busca contar a história dos comunistas brasileiros em 10 volumes, até 2018.

Além de resgatar o passado e a memória de luta dos comunistas, a Fundação Dinarco Reis tem por finalidade auxiliar na formação de novos militantes comunistas e difundir as idéias e formulações do PCB, para que o futuro seja como o “velho Dinarco” tanto quis e por ele lutou. O lançamento desse site é um passo nesse sentido. Esperamos dar outros, caminhando ao seu lado rumo à transformação radical da sociedade, a caminho do comunismo!