Gramsci: Filosofia da Práxis, Revolução e Comunismo

FUNDAÇÃO DINARCO REIS APRESENTA:
CURSO GRAMSCI: FILOSOFIA DA PRÁXIS, REVOLUÇÃO E COMUNISMO

6 aulas nos meses de agosto e setembro, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h

O objetivo primeiro do curso é fazer uma apresentação geral das posições defendidas por Antonio Gramsci no interior do movimento operário e socialista em meio à crise orgânica dos anos 1910-1930, situando o contexto histórico da militância de Gramsci e suas principais formulações nos escritos pré-carcerários e notas dos Cadernos do Cárcere.

Um segundo objetivo é apresentar algumas leituras da obra de Gramsci nos debates marxistas brasileiros. O objetivo geral é, no fundo, estimular os estudos de aprofundamento sobre a realidade atual e fomentar a apropriação da práxis gramsciana nas lutas históricas da classe trabalhadora brasileira.

Além das referências aos principais acontecimentos da lutas de classes no período citado acima (com destaque para as lutas operárias e a ascensão do fascismo), o curso pretende introduzir algumas das categorias teóricas centrais no pensamento do dirigente do Partido Comunista Italiano (PCI), com incentivo à leitura e estudo das fontes originais das formulações gramscianas.

1. Vida e obra de Antonio Gramsci – 20 de agosto Com Rodrigo Castelo – Professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mestre e doutor pelo Serviço Social da UFRJ. Membro do Grupo de Trabalho (GT) sobre Teoria Marxista da Dependência (TMD) da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e do comitê editorial da revista Germinal: marxismo e educação em debate. É militante do PCB e diretor da Fundação Dinarco Reis. Autor dos livros O social-liberalismo e Tragédia, farsa e crise: ensaios sobre ideologia, desenvolvimento e capitalismo dependente no Brasil.

2. Intelectuais, ideologia e revolução – 27 de agosto Com Mauro Iasi – Professor aposentado da Escola de Serviço Social da UFRJ, professor convidado do programa de pós-graduação em Serviço Social da PUC de São Paulo. Graduado em História pela PUC-SP, mestre e doutor em Sociologia pela USP. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM- ESS – UFRJ). Escritor, poeta, chargista e educador popular do NEP 13 de Maio, é membro do Comitê Central do PCB. Autor de vários livros, dentre os quais Política, Estado e ideologia na trama conjuntural e Ensaios sobre Consciência e Emancipação.

3. Formação histórica da Itália (Risorgimento e questão meridional) – 03 de setembro Com Luciana Aliaga – Professora adjunta no departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/ UFPB). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, é mestre e doutora em Ciência Política pela mesma universidade. Secretária da International Gramsci Society – Brasil (2019-2021). É autora de Gramsci e Pareto: Ciência, História e Revolução (2017) e Do Sul ao Norte: uma introdução a Gramsci (2021).

4. Estado ampliado e supremacia (consenso e coerção) – 10 de setembro Com Joeline Rodrigues – Professora do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci G-Gramsci. Graduada em Pedagogia e mestra em Educação Brasileira pela UFC. Coordenadora Nacional de Comunicação da International Gramsci Society – IGS/Brasil (2015-2019). Membra da Red Latinoamericana y Caribea de Estudios Gramscianos. Autora do livro Gramsci. Educação, Escola e Formação. Caminhos Para a Emancipação Humana.

5. O fascismo – 17 de setembro Com Marcos Del Roio – Professor Titular em Ciências Políticas na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (campus de Marilia). É editor da revista Novos Rumos (Instituto Caio Prado Jr.), presidente do Instituto Astrojildo Pereira, ex-presidente da International Gramsci Society – Brasil (2017-2019) e membro do conselho diretivo da International Gramsci Society Mundial (2017-2021). Autor dos livros A Classe Operária na Revolução Burguesa: a Política de Alianças do PCB (1928-1935) e Os prismas de Gramsci: a fórmula política da frente única (1919-1926). Organizador dos livros Gramsci e a emancipação do subalterno e Trabalho, política e cultura em Gramsci, dentre outros.

6. Interpretações gramscianas do Brasil – 24 de setembro Com Dênis de Moraes – Jornalista e escritor. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com pós-doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, França, 2015) e no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO, Argentina, 2004-2005). É autor de várias obras dedicadas à análise crítica sobre a comunicação nos tempos atuais e dos livros A Esquerda e o Golpe de 64Prestes, Lutas e AutocríticasO Velho Graça – uma biografia de Graciliano RamosVianinha, Cúmplice da Paixão, dentre muitos outros.

PREÇO: R$ 60,00INSCRIÇÕES NO LINK: https://www.even3.com.br/curso-gramsci-filosofia-da-praxis-revolucao-e-comunismo-480353/
FUNDAÇÃO DINARCO REISPARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB)

APOIE A FUNDAÇÃO DINARCO REIS!

Criada no ano 2000 para auxiliar o Partido Comunista Brasileiro (PCB) na realização de pesquisas científicas, estudos econômicos, políticos, sindicais e sociais, manter publicações e promover cursos, seminários e eventos correlatos, a Fundação Dinarco Reis está localizada no Rio de Janeiro e foi presidida por Dinarco Reis Filho (1932-2022), ex-membro do Comitê Central do PCB, até o seu falecimento, em 31 de julho de 2022.

Desde sua criação, a Fundação Dinarco Reis colabora com o resgate da memória do movimento comunista brasileiro através de pesquisas que já renderam frutos na publicação de livros como “Os desconhecidos da história da imprensa comunista”, de Raimundo Alves de Souza, “PCB 80 Anos”, de autoria coletiva, e ”O garoto que sonhou mudar a humanidade”, de Irun Sant’Anna.

Em 2011, divulgando as análises políticas do dirigente comunista que lhe empresta o nome, a FDR lançou os dois volumes da obra “A luta de classes no Brasil e o PCB”, abordando os eventos históricos de que Dinarco participou diretamente. Nesses 24 anos, a Fundação também editou as resoluções dos XII, XIII, XIV e XV Congressos Nacionais do PCB. Editou o jornal Imprensa Popular, que foi o órgão central do Partido Comunista Brasileiro até 2015. De lá para cá, contribui com textos e informações históricas para o Jornal O Poder Popular.

Outro projeto desenvolvido é a Agenda da FDR. Foram publicadas as Agendas sobre a História do PCB e em comemoração à Revolução Russa, aos 200 anos de Marx, à Revolução Cubana, às Mulheres Revolucionárias, ao Movimento Negro, à Cultura Popular e aos 100 anos do PCB. Além de resgatar o passado e a memória de luta dos comunistas, a Fundação Dinarco Reis tem por finalidade auxiliar na formação de novos militantes comunistas e difundir as ideias e formulações do PCB.

Nos últimos anos, a FDR lançou os livros “Ser ou não ser feminista e outras obras escolhidas” de Ana Montenegro; “Ousar lutar, ousar vencer: debates da União da Juventude Comunista nas décadas de 50 e 60” e “Lutar, criar, Universidade Popular: formulações por uma Reforma Universitária nos anos 60” ambos organizados por Andrey Santiago e Ian Cartaxo. Promoveu ainda a reedição do livro “Ensaios sobre consciência e emancipação” de Mauro Iasi e a reimpressão do livro “Economia Política para Trabalhadores” de Sofia Manzano em campanhas de financiamento coletivo.

Além disso, a Fundação Dinarco Reis já realizou inúmeros cursos de formação, seminários, publicações e pesquisas que contribuíram para formar quadros políticos, difundir a teoria marxista, resgatar a história do movimento comunista e aprofundar o debate sobre os atuais desafios da classe trabalhadora.

Sem financiamento público desde 2019, a FDR nunca deixou de cumprir sua missão. Mantivemos nossas páginas atualizadas, produzimos as edições anuais do livro-agenda, realizamos inúmeros cursos de formação política, além de seminários: “Como Esmagar o Fascismo: lições da história”, “O Poder Popular”, “SUS, Capitalismo e Saúde”, “Uma Introdução à Biografia Intelectual de Karl Marx” (José Paulo Netto), “Economia Política para Trabalhadores” (Sofia Manzano), “Marxismo e Direitos Humanos” (em parceria com a Rede Modesto da Silveira), “O Pensamento de Lênin”, os cursos “Introdução ao Materialismo Dialético” e “Consciência e Ideologia” (Mauro Iasi), dentre muitas outras atividades.

Temos muitos planos para os próximos anos. Mas, para manter e ampliar nossas atividades e projetos, garantindo essas e outras ações, dependemos da ajuda dos amigos do Partido Comunista Brasileiro.

Contribua com a produção de conteúdo revolucionário e a divulgação do marxismo-leninismo no Brasil!

ACESSE O LINK ABAIXO E FAÇA A SUA CONTRIBUIÇÃO: https://apoia.se/fundacaodinarcoreis