Lindolfo Hill: um outro olhar para a esquerda

Carmen Dea Hill, filha de Lindolfo, e Alexandre Hill, autor da sua biografia.

Lançado em setembro de 2021, o livro “Lindolfo Hill: um outro olhar para esquerda” (Instituto Caio Prado Jr., 250 páginas) recupera a memória do vereador comunista no município de Juiz de Fora – MG, cassado no contexto de perseguição política do governo Eurico Gaspar Dutra contra o PCB no final da década de 1940. O professor Alexandre Müller Hill Maestrini, autor da biografia, também representa a família de Lindolfo Hill na luta pela restituição simbólica de seu mandato. O requerimento enviado à Câmara Municipal de Juiz de Fora e assinado conjuntamente por dirigentes do Partido Comunista Brasileiro, além do PCdoB e do PT, lembra que

O operário Lindolfo Hill era presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Juiz de Fora e apoiava as causas das lutas de classes por melhorias da vida e eliminação da inflação. Nas eleições de 19.1.1947, o município com 34.408 eleitores e uma população de 70.849, elegeu seu primeiro vereador comunista com consideráveis 938 votos. Como a maior expressão do PCB de Juiz de Fora, Lindolfo Hill foi o segundo mais votado.

PREFÁCIO

O momento histórico da publicação deste livro não poderia ser mais oportuno, pois homenagear este grande defensor dos direitos da classe trabalhadora e das liberdades democráticas, Lindolfo Hill, significa trazer sua prática de vida como exemplo que mesmo nos períodos mais obscuros de história política brasileira, é possível acreditar, resistir e lutar por uma sociedade justa e igualitária.
Oportuno porque passamos por um momento de retrocesso dos direitos da classe trabalhadora e das liberdades democráticas duramente conquistadas, muitas delas com a participação de Lindolfo Hill. No Brasil e no Mundo, o desmonte dos direitos trabalhistas e sociais e o reaparecimento de movimentos reacionários, que classe trabalhadora e das liberdades democráticas duramente conquistadas, muitas em plena luz do dia querem novamente tentar calar as vozes de todos os que se opõem ao modelo de sociedade que hoje vivemos, reafirma a importância da organização e mobilização dos que acreditam que uma nova sociedade é possível. Nas ruas alguns novamente bradam: morte aos comunistas!!
Na história política brasileira, da nova república até nossos dias, o PCB foi marcado por uma sistemática repressão, que o forçou à clandestinidade por mais da metade de sua existência de quase 100 anos (1922 – 2022). Lindolfo Hill vivenciou na pele grande parte deste período.
Quando os militantes do PCB-JF, organizando a corrente sindical Unidade Classista na cidade, resolveram homenagear Lindolfo Hill dando seu nome ao Comitê de Base, pouco sabíamos sobre nosso Camarada, uma vez que todos os documentos do Partido Comunista Brasileiro, aqui em Juiz de Fora, e em grande parte do Brasil, foram confiscados pelas ditaduras e por revisionistas que trataram a documentação como propriedade particular, além da tentativa de apagar da história um dos mais importantes lutadores da Classe Operária de nossa cidade.
Nesta importante obra, de pesquisa e resgate histórico da organização da Classe Trabalhadora em Juiz de Fora, o autor Alexandre Müller Hill Maestrini, não só resgata a história de Lindolfo Hill, mas também faz uma abordagem da organização do PCB em Juiz de Fora, do PCB em Minas Gerais e Nacional, bem como os momentos históricos vividos por Lindolfo Hill desde a chegada de sua família da Alemanha em 1858.
Além de sua participação política em Juiz de Fora como militante comunista, sua atuação como vereador (caçado arbitrariamente) e sua importante participação na articulação e fundação do MUT (Movimento Unificador dos Trabalhadores), do qual foi coordenador nacional, vivenciamos na obra a dificuldade de uma militância Comunista nos momentos de repressão, com constantes perseguições, prisões, exílios e o distanciamento da família.
Com este livro, vemos a dimensão da militância do Camarada Lindolfo Hill, no seu tempo um dos mais destacados quadros do Partido Comunista Brasileiro nacionalmente. Militou com Luiz Carlos Prestes, Mariguela, Pedro Pomar, Ivan Ramos Ribeiro, Maurício Grabois, Amarílio Vasconcelos, dentre outros valorosos Camaradas. Foi membro do Comitê Central do PCB. Lindolfo viveu momentos difíceis de um militante comunista. Sua atuação e dedicação ao Partido Comunista Brasileiro e às lutas trabalhistas lhe custaram emprego, liberdade, convívio com a família, constantes mudanças de endereço e longos períodos na clandestinidade.
As histórias dos militantes comunistas sempre estarão ligadas às histórias de lutas de seu povo, sua gente, onde mora, trabalha ou estuda, entrelaçada aos sonhos de paz, pão, trabalho, terra e moradia. Injustamente relegado pela história oficial e vigorosamente reavivado pelas linhas do autor, fica, para as gerações atuais e futuras, continuar o regaste da história de vida e exemplo militante de Lindolfo Hill, intimamente ligadas à classe trabalhadora juiz-forana e brasileira.
Fomos, somos e seremos comunistas.


Por Luiz Carlos (Kaizim) Torres Martins Júnior
Coordenador do Comitê de Base Lindolfo Hill – Unidade Classista – JF
Membro do Comitê Regional do PCB – MG

Entre em contato com o autor para adquirir seu exemplar através do número 032 98865 5253.