Criada em 2000 para auxiliar o Partido Comunista Brasileiro (PCB) na realização de pesquisas científicas, estudos econômicos, políticos, sindicais e sociais, manter publicações e órgãos de comunicação e promover cursos, seminários e eventos correlatos, a Fundação Dinarco Reis está localizada no Rio de Janeiro e foi presidida por Dinarco Reis Filho (1932-2022), ex-membro do Comitê Central do PCB.
Desde sua criação a Fundação Dinarco Reis colabora com o resgate da memória do movimento comunista brasileiro através de pesquisas que já renderam frutos na publicação de inúmeros livros, tais como: “Ser ou não ser feminista e outras obras escolhidas” de Ana Montenegro; a reedição do livro “Ensaios sobre consciência e emancipação” de Mauro Iasi e a reimpressão do livro “Economia Política para Trabalhadores” de Sofia Manzano, em campanhas de financiamento coletivo.
Também publicamos as Agendas sobre a História do PCB e em comemoração à Revolução Russa, aos 200 anos de Marx, à Revolução Cubana, às Mulheres Revolucionárias, ao Movimento Negro, à Cultura Popular e aos 100 anos do PCB.
Editamos ainda as resoluções dos Congressos Nacionais do PCB e realizamos cursos de formação, seminários e programas que contribuíram para formar quadros políticos, difundir a teoria marxista, resgatar a história das lutas populares e aprofundar o debate sobre os atuais desafios da classe trabalhadora.
Sem financiamento público desde 2019, a FDR nunca deixou de cumprir sua missão. Temos muitos planos para os próximos anos. Mas, para manter e ampliar nossas atividades e projetos, dependemos da ajuda da militância e dos amigos e amigas do Partido Comunista Brasileiro.
Contribua com a produção de conteúdo revolucionário e a divulgação do marxismo-leninismo no Brasil!