O número 13 da Revista História & Luta de Classes traz o dossiê Educação e ensino de História.
No sítio eletrônico da Revista – www.projetoham.com.br – estão disponíveis na íntegra as sete primeiras edições da revista, e informações sobre os demais números (capa, texto de apresentação, resumos e abstracts), bem como as chamadas de artigos em aberto.
A revista é produzida por um coletivo de associados e pode ser adquirida diretamente com seus integrantes ou através do endereço eletrônico historiaelutadeclasses@uol.com.br, mediante depósito bancário no valor de R$ 15,00 por exemplar (acrescido de R$ 5,00 para postagem nacional, independentemente do número de exemplares). Para informações sobre dados da conta, favor escrever para historiaelutadeclasses@uol,com.br.
Estão disponíveis ainda exemplares dos seguintes números anteriores:
5 – Trabalhadores e suas organizações (valor promocional: R$ 8,00)
6 – Imperialismo: teoria, experiência histórica e características contemporêneas (valor promocional: R$ 8,00)
7 – Estado e Poder (valor promocional R$ 12,00)
8 – Questão Agrária e Reforma Agrária (R$ 15,00)
9 – Teoria da História (R$ 15,00)
10 – Militares e Luta de Classes (R$ 15,00)
11 – Criminalização e Violência (R$ 15,00)
12 – Revolução e Contra-Revolução (R$ 15,00)
As quatro primeiras edições estão esgotadas, mas encontram-se integralmente disponíveis no sítio eletrônico da revista (informação abaixo)
Comissão Editorial – História & Luta de Classes
HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES – NÚMERO 13
Educação e Ensino de História
Organizadores: Enrique Serra Padrós, Kênia Miranda e Vera Barroso
DOSSIÊ EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA
Empresários da educação, sociedade civil e ditadura militar no Brasil
Alexandre Tavares do Nascimento Lira
A organização docente no Rio de Janeiro e as greves de 1979
Kênia Miranda
História e Formação Humana
Rafael de Oliveira
Trabalho e Educação: da dimensão humanizante à relação alienante
Cezar Ricardo de Freitas
As CEBs e a educação libertador: a formação popular no Bairro Mathias Velho – Canoas / RS (1978-1988)
Odilon Kieling Machado
Cirandas Infantis: da proposta inovadora de educação às possibilidades de (re)arranjos de gênero na luta pela terra do MST
Renata Gonçalves
A construção do saber histórico e conflito social nos Simpósios dos Professores Universitários de História (APUH) nos anos de 1961 e 1962
Ludmila Gama Pereira
História e Análise midiática: uma abordagem metodológica sobre consumo, publicidade e revistas de comportamento
Carla Luciana Silva
Ensino de história da África
Marisa Antunes Laureano
A Nakba e a “nova história” em Israel: memória, história e política
Fábio Bacila Sahd
ARTIGOS
Da crise estrutural do capitalismo e da unidade entre socialismo e movimento operário. Uma questão candente
João Valente Aguiar
Isaac Deutscher: O profeta esquecido
Agamenon R. E. Oliveira
Os operários gonçalenses e seus espaços de atuação no segundo pós-guerra(1945-1951)
Marcelo Belarmino Fernandes
RESENHAS
Panorama e Inventário das Pesquisas sobre o Sindicalismo e o Associativismo Docente
Lorene Figueiredo
Relações intercapitalistas e Estado no Brasil recente: novas pesquisas, antigos receituários
André Pereira Guiot
O SPHAN como “braço” do Estado brasileiro
Alexandre Blankl Batista