‘História & Luta de Classes’ debate Educação e ensino de História

O número 13 da Revista História & Luta de Classes traz o dossiê Educação e ensino de História.

No sítio eletrônico da Revista – www.projetoham.com.br – estão disponíveis na íntegra as sete primeiras edições da revista, e informações sobre os demais números (capa, texto de apresentação, resumos e abstracts), bem como as chamadas de artigos em aberto.

A revista é produzida por um coletivo de associados e pode ser adquirida diretamente com seus integrantes ou através do endereço eletrônico historiaelutadeclasses@uol.com.br, mediante depósito bancário no valor de R$ 15,00 por exemplar (acrescido de R$ 5,00 para postagem nacional, independentemente do número de exemplares). Para informações sobre dados da conta, favor escrever para historiaelutadeclasses@uol,com.br.

Estão disponíveis ainda exemplares dos seguintes números anteriores:

5 – Trabalhadores e suas organizações (valor promocional: R$ 8,00)

6 – Imperialismo: teoria, experiência histórica e características contemporêneas (valor promocional: R$ 8,00)

7 – Estado e Poder (valor promocional R$ 12,00)

8 – Questão Agrária e Reforma Agrária (R$ 15,00)

9 – Teoria da História (R$ 15,00)

10 – Militares e Luta de Classes (R$ 15,00)

11 – Criminalização e Violência (R$ 15,00)

12 – Revolução e Contra-Revolução (R$ 15,00)

As quatro primeiras edições estão esgotadas, mas encontram-se integralmente disponíveis no sítio eletrônico da revista (informação abaixo)

Comissão Editorial – História & Luta de Classes

HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES – NÚMERO 13

Educação e Ensino de História

Organizadores: Enrique Serra Padrós, Kênia Miranda e Vera Barroso

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA

Empresários da educação, sociedade civil e ditadura militar no Brasil

Alexandre Tavares do Nascimento Lira

A organização docente no Rio de Janeiro e as greves de 1979

Kênia Miranda

História e Formação Humana

Rafael de Oliveira

Trabalho e Educação: da dimensão humanizante à relação alienante

Cezar Ricardo de Freitas

As CEBs e a educação libertador: a formação popular no Bairro Mathias Velho – Canoas / RS (1978-1988)

Odilon Kieling Machado

Cirandas Infantis: da proposta inovadora de educação às possibilidades de (re)arranjos de gênero na luta pela terra do MST

Renata Gonçalves

A construção do saber histórico e conflito social nos Simpósios dos Professores Universitários de História (APUH) nos anos de 1961 e 1962

Ludmila Gama Pereira

História e Análise midiática: uma abordagem metodológica sobre consumo, publicidade e revistas de comportamento

Carla Luciana Silva

Ensino de história da África

Marisa Antunes Laureano

A Nakba e a “nova história” em Israel: memória, história e política

Fábio Bacila Sahd

ARTIGOS

Da crise estrutural do capitalismo e da unidade entre socialismo e movimento operário. Uma questão candente

João Valente Aguiar

Isaac Deutscher: O profeta esquecido

Agamenon R. E. Oliveira

Os operários gonçalenses e seus espaços de atuação no segundo pós-guerra(1945-1951)

Marcelo Belarmino Fernandes

RESENHAS

Panorama e Inventário das Pesquisas sobre o Sindicalismo e o Associativismo Docente

Lorene Figueiredo

Relações intercapitalistas e Estado no Brasil recente: novas pesquisas, antigos receituários

André Pereira Guiot

O SPHAN como “braço” do Estado brasileiro

Alexandre Blankl Batista