Nessa segunda: Inscrições para curso sobre Mészáros

Tem início nessa segunda-feira, dia 04/11, as inscrições para curso sobre a obra de Mészáros. Curso acontece em São Paulo nos dias 11, 12 e 13/11, com aulas de Maria Orlanda Pinassi, Antonio Rago e Maria Lucia Barroco. Organizado pela Boitempo Editorial, evento antecede ciclo de conferências do filósofo húngaro no Brasil, que marca o lançamento dos livros O conceito de dialética em Lukács, Para uma ontologia do ser social II e Gÿorgy Lukács e a emancipação humana.

O filósofo húngaro István Mészáros, professor emérito da Universidade de Sussex e um dos mais destacados pensadores da atualidade, visita o Brasil em novembro para lançar livros e participar do ciclo de conferências “A dialética em Lukács e o enigma do Estado”, promovido pela Boitempo Editorial em parceria com a Pontifícea Univesidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília (UNESP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Goiânia (UFG). Os eventos acontecem nas cidades de São Paulo, Marília, Belo Horizonte e Goiânia, entre os dias 18 e 28 de novembro.

Com o objetivo de aprofundar as questões postas pelo pensador húngaro, a Boitempo e a PUC-SP realizam antes das conferências de Mészáros, o Curso de introdução a sua obra. O evento ocorre nos dias 11, 12 e 13 de novembro, com uma aula por dia, dos professores Maria Orlanda Pinassi, Antonio Rago e Maria Lucia Barroco. As inscrições, gratuitas, têm início no dia 04 de novembro, às 15h, pelo site www.boitempoeditorial.com.br.

Principal intérprete do pensamento de Lukács e um de seus maiores discípulos, Mészáros aproveitará sua vinda para lançar o livro O conceito de dialética em Lukács, considerado por José Paulo Netto (professor da UFRJ), “um dos melhores e mais criativos estudos já publicados sobre a concepção de dialética que se articula e se desenvolve no conjunto da obra de György Lukács”. Com a intenção de facilitar o estudo da obra multiforme e altamente complexa de Lukács, Mészáros instaurou uma matriz interpretativa para o trato do pensamento do filósofo conterrâneo para tecer uma análise critica de seu legado. A perspectiva de Mészáros é privilegiada, pois, do final da década de 1940 e até a morte de Lukács, em 1971, cultivou uma relação ímpar com o seu mestre, com intensa troca entre os dois. O inicialmente jovem discípulo desenvolveu um trabalho teórico que combinou o reconhecimento da grandeza teórica e humana de Lukács com uma vigorosa autonomia intelectual. O livro é inédito no Brasil, assim como o tão aguardado segundo volume de Para uma ontologia do ser social, de Lukács, que completa a publicação iniciada em 2012, um dos maiores projetos editoriais da Boitempo.

Na ocasião também será lançado outro livro de peso sobre Lukács, György Lukács e a emancipação humana, coletânea organizada por Marcos Del Roio (org.), que aborda a contribuição do filósofo húngaro para o marxismo no Brasil e em vários outros países, com ensaios dos principais especialistas brasileiros e internacionais, como José Paulo Netto, Antonino Infranca, Nicolas Tertulian, Miguel Vedda e Ester Vaisman, entre outros.