Oferecemos para você na íntegra, com a possibilidade de download, Rasga Coração – peça escrita por Vianinha em 1972 e que venceu o Concurso de Dramaturgia do Serviço Nacional de Teatro em 1974, mas logo proibida pela ditadura brasileira. Tornada símbolo contra a censura e a favor da luta dos comunistas, a peça se passa através de saltos narrativos entre presente e passado.
No primeiro, tem-se a história de Manguari Pistolão, funcionário público militante do Partido Comunista Brasileiro (o “PC”), e seus problemas com o filho Luca, jovem interessado em macrobiótica e zen-budismo. Já no passado, a ação enfoca a vida do fiscal da Saúde Pública 666, pai de Manguari, a luta dos militantes do PCB contra o Estado Novo e a ação integralista. As arruaças e canções de Lorde Bundinha, tio de Manguari, fazem as ligações entre os diferentes planos.
Vianinha resume seu propósito com a obra já no prefácio ao texto: “Em primeiro lugar, Rasga Coração é uma homenagem ao lutador anônimo político, aos campeões das lutas populares: preito de gratidão à Velha Guarda, à geração que me antecedeu, que foi a que politizou em profundidade a consciência do país. (…) Em segundo lugar, quis fazer uma peça que estudasse as diferenças que existem entre o novo e o revolucionário. O revolucionário nem sempre é novo absolutamente e o novo nem sempre é revolucionário”.