Relembrando Edmundo Dias

Faleceu o Professor Edmundo Fernandes Dias, cuja história se confunde com a criação e consolidação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e com a dedicação a uma luta sindical combativa e classista.

Professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Edmundo concluiu a graduação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1967, e depois foi para o Chile, onde permaneceu por um ano na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO).

Ao retornar ao Brasil, em 1969, ele lecionou, simultaneamente, na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – de onde foi demitido em 1974, quando o setor da direita passou a comandar o Departamento de Sociologia da Universidade. Doutor em História Social, Edmundo realizou profunda pesquisa sobre o pensamento de Antonio Gramsci.

Em homenagem à trajetória militante de Edmundo Dias e à sua contribuição teórica ao pensamento marxista no Brasil, reproduzimos aqui a entrevista concedida por ele, em julho de 2012, à Profa. Dra. Monica de Jesus Cesar, integrante da Equipe Editorial da Revista Em Pauta e docente adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ).

Leia a entrevista na íntegra