Catullo Branco: Um Pioneiro

Artigo de Zillah Murgel Branco

Catullo Branco recolheu dos vários exemplos históricos da sua época – o levante do Forte de Copacabana, a revolução libertadora do Rio Grande do Sul, a revolução de 1924 em São Paulo, a Coluna Prestes, a revolução constitucionalista de 1932 e o levante da Aliança Nacional Libertadora, ocorridos no bojo das manifestações internacionais que culminaram na Revolução Socialista — os elementos formadores da sua ideologia revolucionária. Paralelamente, consolidou sua formação profissional com aprofundados estudos da experiência norte-americana, tanto nos aspectos técnicos do aproveitamento dos recursos hídricos como nos conceitos de administração pública, tendo em vista a responsabilidade das instituições do Estado em relação à população e ao território.

Tornou-se um comunista capaz de apreciar as valiosas conquistas científicas e tecnológicas do sistema capitalista. Como cidadão brasileiro rejeitou sempre a presença de forças estrangeiras no sistema de poder nacional e desenvolveu uma luta sem tréguas contra as imposições do grupo empresarial Light & Power que atuava na área da energia elétrica, gás e transporte urbano. Militante comunista, denunciou permanentemente o papel do neocolonialismo e do imperialismo.

Artigo publicado In MEMÓRIA E ENERGIA. São Paulo: Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, n. 27. 2000, 96 p


Confira o artigo completo: https://drive.google.com/drive/folders/1HiqHzalJZ5Fevtaw0b-08I4OcNFKvSUk