Crítica da Geopolítica Contemporânea: elementos para uma perspectiva anti-imperialista

Clique aqui para se inscrever no curso.

Entender os conflitos internacionais nunca foi um desafio simples. Portanto, não é por acaso que os problemas geopolíticos suscitem grandes polêmicas no seio do movimento operário. O colonialismo, a questão nacional, a soberania, o imperialismo e as guerras, entre outros, estão entre os temas que dividiram o proletariado mundial em lados opostos e pautaram diversos processos revolucionários ao longo do século XX. Porém, se, no século XXI, a maior parte desses assuntos caíram no ostracismo teórico, isso se deve mais à difusão ampliada da ideologia liberal do que a mudanças reais que diminuíssem sua relevância para aqueles e aquelas que se propõem a construir alternativas à ordem do capital.

            A Geopolítica nasceu e se desenvolveu com o capitalismo monopolista. Foi justamente o acirramento das tensões econômicas e militares inerentes ao fenômeno imperialista que ensejou a propagação de estudos voltados aos interesses estratégicos dos Estados nacionais – ou seja, em última análise, os interesses da grande burguesia – nos países industrializados ao final do século XIX. Porém, na medida em que o proletariado luta pelo socialismo em diferentes países, pensar a dimensão geopolítica é uma necessidade que se impõe, seja quando se trata de tomar o Poder, seja quando se trata de mantê-lo e defender o processo revolucionário do contra-ataque inimigo.

            Deste modo, o curso “Crítica da Geopolítica Contemporânea” tem como objetivo apresentar algumas ferramentas teóricas básicas para quem busca compreender e transformar o mundo a partir do marxismo-leninismo, contribuindo para o fortalecimento de uma perspectiva anti-imperialista na batalha das ideias e articulando a Geopolítica com a luta de classes. Serão realizados oito encontros virtuais, discutindo 1) O que é e de onde vem a geopolítica; 2) Os Estados Unidos na Geopolítica Contemporânea; 3) A América Latina e a crítica do imperialismo contemporâneo; 4) O Brasil frente à geopolítica do petróleo; 5) Rússia e China, aspectos geopolíticos e históricos; 6) A geopolítica atual e o papel dos BRICS; 7) A geopolítica atual e os desafios da política externa brasileira; 8) Os desafios da geopolítica crítica.

Inscreva-se pelo link https://fdinarcoreis.herospark.co/critica-geopolitica