Lançamentos em literatura marxista

O blog Literatura Marxista publicou sua série de resenhas sobre os últimos lançamentos editoriais no campo do marxismo. A lista, que reproduzimos a seguir, tem como destaque nova versão de Lutas de classes na Rússia, de Marx e Engels.

LUTAS DE CLASSES NA RÚSSIA, de Karl Marx e Friedrich Engels

Com Lutas de classes na Rússia, volume inédito de escritos de Marx e Engels sobre a Rússia, o leitor tem acesso a aspectos da obra de Marx e de Engels pouco conhecidos e estudados. Para o sociólogo Michael Löwy, organizador da seleção de textos escritos entre 1875 e 1894, o livro evidencia “uma verdadeira ‘virada’ metodológica, política e estratégica, que antecipa, de forma surpreendente, os movimentos revolucionários do século XX”. Para ajudar na leitura, a obra traz notas e explicações extraídas do programa alemão de recuperação dos manuscritos de Marx e Engels, a MEGA-2.” Para mais informações, leia em:

http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/11/02/lutas-de-classes-na-russia/

LUKÁCS E A EMANCIPAÇÃO HUMANA, de Marcos Del Roio (org.)

É em tom de urgência que a figura de György Lukács surge como referência incontornável para se pensar a emancipação humana. Fruto dos debates realizados no III Seminário Internacional Teoria Política do Socialismo, György Lukács e a emancipação humana é organizado por Marcos Del Roio e conta com a colaboração de alguns dos principais estudiosos da obra do pensador húngaro, como José Paulo Netto, Nicolas Tertulian, Sergio Lessa, Ivo Tonet, Csaba Varga, Mauro Luis Iasi, Antonino Infranca, Ester Vaisman e Miguel Vedda, entre outros. Para mais informações, leia em:

http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/11/10/lukacs-e-a-emancipacao-humana/

NOVOS LANÇAMENTOS DO INSTITUTO LUKÁCS, vários autores

O Instituto Lukács promoveu lançamento de novos títulos neste segundo semestre de 2013 de diversos autores, como Sergio Lessa, Artur Bispo dos Santos Neto, Maria Lucia Paniago e Ivo Tonet. Para mais informações, leia em:

http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/11/10/novos-lancamentos-do-instituto-lukacs/

SAMBA, CULTURA E SOCIEDADE, de Marcelo Braz (org.)

A coletânea Samba, cultura e sociedade, organizada por Marcelo Braz, tem o propósito de estudar o modo pelo qual a “questão social” e a questão cultural se expressam nas criações do samba. Dividida em três partes, parte de dois conhecidos e importantes textos de José Paulo Netto e Carlos Nelson Coutinho que encaminham a discussão desses dois eixos temáticos que conduzem a discussão; apresenta a gênese, o processo formativo e as transformações do samba a partir das peculiaridades do desenvolvimento do capitalismo no Brasil, enfatizando os traços de tradição e de modernidade que se mesclam no gênero; e traz aspectos particulares do universo do samba a partir de compositores considerados ícones, contextualizando-os em suas respectivas épocas históricas. Para mais informações, leia em:

http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/11/25/samba-cultura-e-sociedade/

TRABALHO IMATERIAL E TEORIA DO VALOR EM MARX, de Vinicius Oliveira Santos

O livro Trabalho imaterial e teoria do valor em Marx, de Vinicius Oliveira Santos, traz um estudo teórico sobre a questão do trabalho imaterial a partir de categorias marxianas, presentes sobretudo em O capital e no Capítulo VI inédito de O capital. O autor mantém uma polêmica com os teóricos do trabalho imaterial que questionam a validade da teoria do valor desenvolvida por Marx, seja pelo excessivo conteúdo objetivista das obras mencionadas, seja pela suposta superação das categorias centrais ali presentes (valor, mais-valia, entre outros) devido aos elementos impulsionados pelo aumento da presença do trabalho imaterial na produção. Para mais informações, leia em:

http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/11/25/trabalho-imaterial-e-teoria-do-valor-em-marx/

REVISTA HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES, n.16

A comissão editorial da revista História & luta de classes divulga o lançamento do número 16, com o dossiê Crises, resistências e insurreições, coordenado por Danilo Martuscelli, Lúcio Flávio de Almeida e Virgínia Fontes. A revista pode ser adquirida através do endereço eletrônico historiaelutadeclasses@uol.com.br, ao custo de R$ 15,00 por edição, acrescido de R$ 5,00 de despesas postais. Para mais informações, leia em:

http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/11/17/historia-e-luta-de-classes-n-16/

REVISTA O COMUNEIRO, n.17

A revista eletrônica portuguesa O comuneiro lançou a sua décima sétima edição, com artigos sobre feminismo, luta de classes, educação ambiental, fascismo no século XXI e outros. Para fácil visualização do seu conteúdo, disponibilizamos o sumário completo com link para todos os artigos. Bons estudos! Para mais informações, leia em:

http://literaturamarxista.wordpress.com/2013/11/02/o-comuneiro-17/