A guerra do Paraguai: uma tríplice infâmia?

O historiador argentino Alejandro Olmos Gaona falará nesta quinta-feira, 23 de maio, sobre Os mitos da guerra da Tríplice Aliança, a obscura guerra contra o Paraguai, que foi levada a cabo pela Argentina, Brasil e Uruguai, e sobre a qual ele está escrevendo um livro.

A conferência vai ser às 18h30min, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), numa promoção do Núcleo de Estudos de História da América Latina (Nehal) e do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC).

Professor da cátedra sobre Dívida Externa da faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, Alejandro Olmos pesquisa história medieval e história colonial latino-americana, com ênfase em política internacional argentina.

Integrante da comissão encarregada de fazer a auditoria da dívida externa do Equador, é autor do livro “La deuda odiosa: El valor de uma doctrina jurídica como instrumento de solución política”.

Nesta obra, Olmos apresenta os fundamentos de uma doutrina para colocar em xeque a legitimidade das dívidas externas dos países. Para aliviar a pesada carga que massacra nações endividadas, ele discute no livro como se opor com firmeza aos credores de dívidas ilegítimas e execráveis, contraídas contra os interesses dos povos por ditaduras, monarquias, ou ainda sob coação.

Alejandro Olmos participa também, nesta sexta-feira, no Auditório da Reitoria, às 8h30min, da sessão latino-americana do VIII Encontro da Associação Mundial de Economia Política (World Association for Political Economy – Wape), realizado pelo IELA entre os dias 24 e 26 de maio. Nesta sessão, que vai tratar da economia política da dívida externa na América Latina, o professor aborda o tema “A farsa do ‘desendividamento’ externo da Argentina”.