Na Seção Fundamentos, pequeno mas importante texto de Karl Marx visa subsidiar as discussões na seção de Manchester da Associação Internacional dos Trabalhadores, precedido de apresentação do secretário de Formação Política do PCB Ricardo Costa.
Na Seção Artigos, Mauro Luís Iasi, faz um profundo balanço da greve dos professores do ensino público federal, de 2012, analisando suas determinações, sua processualidade e seus desdobramentos políticos. Angélica Lovatto apresenta a exitosa experiência dos Cadernos do Povo Brasileiro, que chegou à formidável marca de um milhão de exemplares vendidos em apenas dois anos de existência, abruptamente interrompida com o golpe de Estado de 1964.
Golbery Lessa entra no debate sobre a concepção da política em Marx, particularmente no problema de sua definição como onto-negativa, polemizando principalmente com o filósofo marxista J. Chasin e, indiretamente, com I. Mészáros e M.Tragtemberg.
A Seção História Imediata traz um dossiê sobre a Questão Agrária, precedida por excertos de um texto já tornado clássico sobre o problema, que são as primeiras reflexões de Lênin sobre o Programa Agrário da Socialdemocracia Russa, redigidas entre fevereiro e março de 1902, que tratam, no contexto da questão agrária, da necessidade da aliança político-estratégica entre a classe operária e o campesinato russo.
Plínio de Arruda Sampaio Jr. aborda os problemas histórico-genéticos que envolvem a questão agrária no Brasil; o latifúndio como uma das bases de acumulação de capital, a ascensão e a derrota do projeto de reforma agrária, assim como a necessidade de rearticulação da luta pela reforma agrária conectando-a com a luta pelo socialismo.
Sérgio Sauer atualiza o debate sobre a reforma agrária, colocando-a no âmbito da luta contra a monopolização da terra e da produção agrícola e da necessidade de sua inserção na perspectiva socioambiental planetária.
Na seção Ideias em Movimento, resenhas de Edmilson Costa, do importante livro organizado pelo economista Jorge Figueiredo, A Crise do Euro e a Crise Sistêmica Global, que traz vários artigos de renomados intelectuais sobre a ascensão e queda do Euro como moeda única, assim como as perspectivas para a superação dessa crise e a de Pedro Ivo Jorge de Faria, que analisa o livro de David Maciel, De Sarney a Collor: Reformas Políticas, Democratização e Crise (1985-1990), que aborda o processo de transição dos governos Sarney/ Collor de Mello como elementos componentes do processo de institucionalização da autocracia burguesa que proporcionou a soldagem de um novo bloco burguês.