A Boitempo Editorial e o Espaço Revista CULT convidam para a palestra de lançamento e noite de autógrafos de A teoria da revolução no jovem Marx, de Michael Löwy. A palestra ocorre nessa sexta-feira (19), às 18h, no Espaço Revista CULT em São Paulo.
Fruto de um trabalho orientado por Lucien Goldmann, a obra é essencialmente um estudo da evolução política e filosófica de Karl Marx no contexto histórico das lutas sociais na Europa durante os decisivos anos de 1840 a 1848 e, em particular, sua relação com as experiências de luta da classe operária em formação e com o primeiro movimento socialista/comunista. Löwy relata o aparecimento, no jovem Marx, de uma nova concepção de mundo: a filosofia da práxis, fundamento metodológico de sua teoria da revolução como autoemancipação do proletariado.
Segundo o autor, a edição mostra-se mais necessária que nunca. “Existe uma oportunidade histórica para redescobrir a mensagem marxiana originária e tentar desenvolvê-la de modo criador. Continuo a acreditar, tanto quanto em 1970, que a teoria marxiana da revolução como autoemancipação dos explorados permanece uma preciosa bússola para o pensamento e para a ação”, afirma.
Saiba mais sobre o livro aqui.