A revista em quadrinhos que conta a primeira parte da história do Partido Comunista Brasileiro, disponível para download no site do PCB, terá sua versão impressa lançada durante o Congresso da União da Juventude Comunista (UJC), que começa nessa sexta-feira em Niterói.
O trabalho é resultado da colaboração voluntária dos desenhistas que participaram do Concurso Nacional lançado pelo partido: Rosali Colares, Alex D’Ates e Luciano Irrthum. Daniel Oliveira e Márcio Rodrigues, os responsáveis pelo roteiro e argumentos, tiveram seu trabalho supervisionado pelo secretário de Formação Política do PCB, Ricardo Costa.
Dario Silva produziu a capa e Luiz Coutinho fez a diagramação e ainda colaborou com desenhos, revelando uma face até então pouco conhecida deste camarada, sempre solicitado pelo PCB para trabalhos gráficos.
O resultado final, que poderá ser conferido às mãos, dá forma artística a histórias de lutas que envolveram milhares, quiçá milhões, de homens e mulheres neste país – aqueles que dedicaram suas vidas em prol da erradicação da exploração e pela construção de novas relações entre os povos, fraternas e justas.
De acordo com Ricardo Costa, “a HQ do PCB será mais um instrumento de trabalho político e de formação da nossa militância, para divulgação da história de lutas do PCB, no ano em que comemoramos os 90 anos de fundação do Partido. É também material fundamental de difusão da linha política e ideológica atual”.
O volume dois, que abordará a história do Partido das lutas contra a ditadura civil-militar de 64 aos dias atuais, já está em fase de produção.