Nota de falecimento

https://www.sep.org.br
Mario Duayer

A Sociedade Brasileira de Economia Política lamenta com imenso pesar o falecimento de um de seus membros fundadores no último sábado, 16 de janeiro de 2021: Mario Duayer.

Mario Duayer foi um importante intelectual da esquerda brasileira. Marxista convicto e pensador a quem se pode atribuir algumas linhagens do marxismo bastante difundidas no Brasil, deixou o legado inestimável de seu pensamento original em numerosos textos, muitos dos quais discutidos no âmbito de nossos encontros e/ou publicados em nossa revista.

Professor titular da Universidade Federal Fluminense, onde lecionou por mais de três décadas, formou naquela casa uma geração de estudantes, muitos dos quais hoje são professores e pesquisadores com destaque na rica tradição marxista brasileira. Como professor, seu rigor sempre foi conjugado com a dedicação ao aluno, com o esforço por seu desenvolvimento não apenas acadêmico, mas pessoal. Não é difícil recolher depoimentos de alunos que consideram o contato com o professor Mario Duayer como um divisor de águas em sua vida pessoal, profissional e política.

Sua postura firme, mas não intransigente, foi sempre referência na SEP. Mario jamais aceitou capitulações, oportunismos, sedições e concessões ao pensamento conservador e às suas expressões políticas diversas. Por essa razão, foi sempre respeitado e ouvido, e, em muitas ocasiões, representou a necessária posição mais crítica e radical diante de um pluralismo difuso e de uma tentativa de suavização política. Foi capaz de explicar e demonstrar na prática que democracia e tolerância não são sinônimos de concessão de princípios.

Transmitimos nossas condolências aos familiares e amigos e registramos aqui um pouco da memória do colega que nos deixou.

Niterói, 17 de janeiro de 2021.