Como esmagar o fascismo: lições da história!

VEM AÍ O CURSO “Como esmagar o fascismo: lições da história”.

 

 

O Fascismo foi um fenômeno político específico do século XX? Como caracterizar a ascensão de novos movimentos de ultra direita no Brasil e no mundo? Quais semelhanças e diferenças nas estratégias e táticas de luta antifascista ontem e hoje? O presente curso, organizado pela Fundação Dinarco Reis, procurará fornecer subsídios para a reflexão teórica, história e política dessas e outras perguntas tão candentes nos dias atuais.

 

O fascismo no século XX foi um movimento político de conteúdo social reacionário, que se disfarça sob uma máscara ‘modernizadora’, guiado pela ideologia de um pragmatismo radical, servindo-se de mitos irracionalistas e conciliando-se com procedimentos racionalistas-formais de tipo manipulatório. O fascismo é um movimento chauvinista, antidemocrático, anticomunista e antioperário. A partir de um movimento de massas, o fascismo representou uma forma particular do Estado capitalista na era dos monopólios. No entanto, os processos de fascistização, despidos de suas particularidades, revelam fundamentos que podem encontrar novas formas de manifestação. Aí reside seu verdadeiro perigo.

Nesse sentido, para além de um curso de caracterização dos movimentos e regimes fascistas, pretendemos estudar as diversas experiências de luta contra o fascismo e outras expressões bárbaras da dominação capitalista tais como o racismo, o neocolonialismo e a dependência econômica dos países periféricos, do passado até os dias atuais. Um espaço de diálogo aberto a qualquer pessoa indignada com o capitalismo, o racismo, o machismo, homofobia e a opressão aos povos.

O curso será ministrado de 16 de julho a 03/09 de 2020. INSCREVA-SE! HAVERÁ CERTIFICADO!

Custo: R$ 60,00.

Inscrições através do link: https: //forms.gle/QDqbFAK91yht5K7XA