O Jovem Marx chega aos cinemas

imagemO filme “O jovem Karl Marx” está com a sua estréia confirmada para o próximo dia 15 de junho. O filme retrata uma pequena e intensa parte da vida do grande pensador revolucionário, às vésperas dos levantes operários de 1848 na Europa e do lançamento do “Manifesto Comunista”. Além de mostrar o desenvolvimento filosófico e teórico do maior gênio da história da humanidade, o filme apresenta para o grande público Marx e Engels como militantes revolucionários e muito vinculados ao ascendente movimento operário.

A produção se passa em 1844, quando o jovem alemão Karl Marx , acompanhado de sua esposa, Jenny, encontra Friedrich Engels, filho de um industrial e autor de um estudo sobre as péssimas condições de trabalho dos operários britânicos. Os dois começam uma parceria intelectual e política, que inclui fugas espetaculares, repressão da polícia e manifestações populares.

O filme é estrelado por Auguste Diehl (Karl Marx) – que já atuou em filmes como “Bastardos Inglórios” e “Trem Noturno para Lisboa” – Stefan Konarske (Engels) e Vicky Krieps (Jenny) e traz vários personagens da época e do lugar, como Moses Hess e Karl Grun. As filmagens se deram entre a França, a Bélgica e a Alemanha.

O diretor do filme é o cineasta haitiano Raoul Peck, diretor de “Abril Sangrento”, filme que retrata o genocídio em Ruanda.

A estréia do filme está com data prevista para 15 de Junho de 2017.