Viva Fidel e a Revolução Cubana!

imagemNota Política do PCB

Perdemos Fidel Castro. Morreu a principal liderança da Revolução Cubana. Morreu o dirigente, o estadista, o guerrilheiro, morreu o comunista.

O Partido Comunista Brasileiro lamenta profundamente a morte de uma das maiores referências do movimento comunista, não apenas do século XX, mas de toda a história da luta dos oprimidos e dos trabalhadores do mundo. Fidel foi uma das mais inspiradoras figuras para todos os que lutam por um mundo justo, igualitário e fraterno, um mundo sem exploração do homem pelo homem, sem opressões e sem classes, um mundo comunista.

Fidel Castro ousou liderar a construção de uma sociedade nova, democrática, a serviço da ampla maioria da população e da classe trabalhadora, a poucas milhas dos EUA, ousadia que lhe custou muito caro. Foram centenas de atentados contra a sua vida, além do criminoso embargo econômico sobre Cuba, tentativas de invasão, sabotagens e cercos. Contudo, a experiência de construção socialista empreendida pelos revolucionários cubanos foi defendida com garra pelo seu povo, desde o momento em que o Movimento 26 de Julho partiu das montanhas e chegou a Havana, iniciou um processo de edificação da nova sociedade e continua até os dias atuais como uma conquista a ser defendida de armas em punho, caso necessário.

Cuba Socialista sobreviveu a todas as pressões do imperialismo norte-americano, bem como foi capaz de superar as enormes dificuldades causadas pelo colapso dos regimes socialistas do Leste europeu, com os quais estabelecera relações de cooperação econômica muito vantajosas, principalmente com a União Soviética. Quando todos davam por certo o fim da experiência socialista cubana nos anos 1990, Fidel e o Partido Comunista Cubano conclamaram o conjunto da população de Cuba a enfrentar com obstinação os tempos de escassez e se mantiveram de pé. A Revolução triunfou mais uma vez.

Cuba Socialista e Fidel Castro foram atacados, ofendidos, sabotados e caluniados pelos agentes e aliados do imperialismo, pelas nações mais poderosas do planeta e mesmo por segmentos de ultraesquerda, mas mantiveram-se firmes no caminho da construção de uma das sociedades mais justas e igualitárias do planeta.

O socialismo cubano logrou sucessos reconhecidos até mesmo pelos fóruns multilaterais vinculados à ONU. Trata-se do segundo melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e do melhor sistema educacional da América Latina. O analfabetismo foi erradicado em 1961, dois anos após o triunfo da Revolução, e a taxa de alfabetização se mantém hoje a impressionantes 99,9%. O sistema de saúde, baseado na saúde preventiva e comunitária, é modelo exportado para todo o mundo, com a mortalidade infantil praticamente zerada, pois nenhuma criança passa fome em Cuba. É o segundo país menos violento e a maior expectativa de vida da América Latina (79 anos).

A morte de Fidel não marca o fim de um ciclo ou de uma fase da humanidade, mas, pelo contrário, deixa como herança, através de seu exemplo de vida e de entrega absoluta na construção da sociedade socialista, a atualidade de sua luta e a demonstração de que a utopia comunista é plenamente realizável.

O PCB sempre buscará honrar esse legado prestando sua solidariedade militante à Revolução Cubana, ao Partido Comunista Cubano e ao governo liderado hoje por Raul Castro. Em memória de Fidel e de todos os revolucionários cubanos, reverenciamos suas vidas como exemplos a serem seguidos por todos aqueles que lutam pela superação do capitalismo e pela construção do Poder Popular, no rumo da sociedade socialista e do comunismo.

Camarada Fidel Castro, presente! Agora e sempre!

Partido Comunista Brasileiro

Comissão Política Nacional

Publicação do site do Partido Comunista Brasileiro em

26 de novembro de 2016.