Fundação Dinarco Reis homenageia comunistas históricos em Goiás e celebra 93 anos do PCB

A Fundação Dinarco Reis (FDR), na figura de seu presidente, Dinarco Reis Filho, em conjunto com o PCB em Goiás, realizou em Goiânia, no dia 26 de março de 2015, uma cerimônia em homenagem a comunistas históricos, das lutas da cidade e do campo, que militaram e construíram o PCB em Goiás. Prestigiaram a atividade as direções estaduais do PSOL, PSTU e militantes do PDT.

A atividade iniciou-se com discurso no Plenário da Câmara de Vereadores, onde a vereadora Marta Jane, do PCB, parabenizou o Partido Comunista Brasileiro pela celebração de seus 93 anos. Em sua intervenção a camarada, e no momento vereadora, citou todos os homenageados, que ali se encontravam assistindo a sessão, relembrou suas lutas e exaltou as lições de combatividade que esses militantes deixaram aos mais novos. Além disso, condenou a ditadura militar e seus financiadores, que tanto atacaram o PCB, e os resquícios de autoritarismo que se mantêm em nosso país.

A segunda parte das homenagens se deu no Auditório da Câmara. Militantes comunistas que construíram a história de lutas do Partido em Goiás receberam uma Comenda da Fundação Dinarco Reis.

Foram entregues comendas em homenagem a militantes que entregaram suas vidas, em diferentes momentos, desde a década de 1940, às lutas sociais em Goiás. Dinarco Reis Filho, presidente da FDR, entregou os diplomas, acompanhado a cada momento por diferentes militantes: da Unidade Classista, da União da Juventude Comunista, do Coletivo Cultural Vianinha e do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.

Receberam a homenagem militantes da resistência armada das lutas camponesas de Trombas e Formoso, os camaradas César Machado, Dirce Machado e Carmelita de Castro (A companheira recebeu em nome das lutadoras Carmina Marinho, Josefa Marinho e Joana Marinho) . Em seguida foram entregues os diplomas de mérito aos camaradas que ajudaram a construir o partido nas décadas de 1940 e 1950: José Moraes e Sebastião de Abreu (um dos fundadores do PCB em Goiás e que foi  eleito vereador pelo PCB em 1950). A comenda em homenagem à camarada Maria Eloá (da região de Rio Verde e Jataí) foi entregue ao professor Marco Antônio, de Jataí, para repassar o diploma a ela, que não pôde comparecer por questões de saúde. Também receberam a comenda Lauro Braga, militante histórico da Imprensa Popular de Alagoas e que hoje vive em Goiás, e os camaradas Horieste Gomes e Roberto Prateado, que lutaram e foram presos enfrentando a ditadura empresarial militar brasileira nas décadas de 1960 e 1970.

Por fim foram entregues as homenagens em memória de camaradas já falecidos. A senhora Teresa Fernandes e seu filho receberam a comenda que lembrava o valoroso camarada Paulo Fernandes, gráfico de Anápolis, que militava desde a década de 1960 e que foi responsável pela reorganização do PCB em Goiás, no ano de 2000. Foi lembrado o camarada Ismael Silva de Jesus, dirigente do PCB em Goiânia, que foi assassinado dentro do quartel do exército, com apenas 18 anos. Quem recebeu a homenagem ao camarada Ismael foram os militantes da União da Juventude Comunista. Ainda foi lembrado, no ano do centenário de seu nascimento, o camarada Bernardo Élis, escritor que denunciou em suas obras o latifúndio e o coronelismo, único goiano a ocupar uma vaga na Academia Brasileira de Letras.

Segundo Dinarco Reis Filho, “Tal atividade soma-se ao aniversário de 93 anos do PCB, o partido mais antigo do Brasil, onde rendemos homenagem aqueles (as) que contribuíram, de forma revolucionária, no campo e nas cidades, com as lutas do nosso povo por emancipação!”