Barão de Itararé e “A Manha”

A Fundação Dinarco Reis disponibiliza ao público a edição número 1 do jornal A Manha, editada por Apparício Torelly, o Barão de Itararé.

Natural de Rio Grande (RS), Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly abandona o curso de Medicina durante as férias de 1918, iniciando a publicação de sonetos e artigos em jornais e revistas, como: “Kodak”, “A Máscara” e “Maneca”. Na mesma época funda “A Noite e a Reação”, “A Tradição” e ” O Chico”, seu primeiro jornal de humor.

Em 1925, muda-se para o Rio de Janeiro e começa a trabalhar como articulista no jornal “O Globo”. Logo depois, a convite de Mário Rodrigues (pai de Mario Filho e Nelson Rodrigues), ex-secretário do Correio da Manhã, começa a escrever uma coluna na primeira página da que, no futuro, seria “A Manha”.

Em 1930, com a subida de Vargas ao poder, proclama-se Duque de Itararé, herói da batalha que não houve. Semanas depois, rebaixa-se a Barão “como prova de modéstia”. Em 02 de setembro de 1932 é preso por “delirante atividade revolucionária”.

Em 1934, com a companhia de Aníbal Machado, Pedro Mota Lima e Osvaldo Costa, cria o “Jornal do Povo”. Nos dez dias em durou, o jornal publica em fascículos a história de João Cândido, um dos marinheiros da revolta de 1910. Torelly é seqüestrado e espancado por oficiais da marinha nunca identificados. Após isso retorna à redação e afixa uma placa na porta: “Entre sem bater”.

Preso novamente em 1935 por ser um dos fundadores da Aliança Nacional Libertadora, tem no cárcere as companhias de Nise da Silveira e Graciliano Ramos, entre outros.

Em 1945, A Manha ressurge ao lado de um abaixo-assinado por liberdades democráticas. O jornal, cuja primeira ediçaõ você confere no link abaixo, teria as colaborações de José Lins do Rego, Sérgio Milliet, Rubem Braga, Raimundo Magalhães Jr. e Álvaro Lins.

Cabe ressaltar: no mesmo ano, o Barão participa ativamente da campanha de Yedo Fiuza, candidato do Partido Comunista Brasileiro (PCB) à presidência da República, e ele mesmo se candidata à Câmara do Distrito Federal pelo PCB, sendo o oitavo mais votado da bancada. Seu slogan da campanha? “Mais leite, mais água, mas menos água no leite — Vote no Barão de Itararé, Apparício Torelly”.

Confira aqui a edição número 1 de A Manha